Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis


 
MEU CADERNO


SÃO PEDRO PADROEIRO DOS PESCADORES E O ANJO GABRIEL

O Compositor Dorival Caymmi escreveu e cantou como ninguém a vida do pescador - “O pescador tem dois amor; Um bem na terra, um bem no mar; O bem de terra é aquela que fica na beira da praia quando a gente sai; O bem de terra é aquela que chora mas faz que não chora quando a gente sai; O bem do mar é o mar, é o mar que carrega com a gente; Pra gente pescar”.

Em outra canção Caymmi vestiu a roupa do pescador e cantou para seu bem que sua jangada sairia pro mar pra trabalhar e que se Deus quisesse voltaria com um peixe bom e que seus companheiros também voltariam e que a Deus do céu iriam agradecer. Em outra, cantou que é doce morrer no mar, nas ondas verdes do mar.

Enquanto ouvia o saudoso mestre pai dessa família Caymmi abençoada, refletia e rezava pelos pescadores ocupantes da embarcação Anjo Gabriel que os levava em número de sete, dos quais três já encontrados sem vida e outros quatro ainda são procurados, nos dando a esperança, que estejam com vida e amparados.

Inevitável não pensar ou pedir ao padroeiro dos pescadores e o fazendo, lembrei que além de Pedro, outros apóstolos também eram pescadores, o caso de André, irmão de Pedro, de João, irmão de Tiago Maior, autor do Evangelho e discípulo de João Batista e de Tiago Maior, como inevitável não recordar da passagem bíblica "Pesca milagrosa", na qual Pedro teria conhecido Jesus quando este lhe pediu que utilizasse uma das suas barcas para pregar à multidão e, Pedro, que estava a lavar redes com Tiago e João, seus sócios, concedeu-lhe o lugar na barca, que foi afastada um pouco da margem.

O Resultado todos conhecem. No final da pregação, Jesus disse a Simão (Pedro) que fosse pescar de novo com as redes em águas mais profundas. Pedro, embora reticente, porque tentara em vão pescar durante toda a noite sem nada conseguir, em atenção ao pedido, foi. E a pescaria foi tamanha que as redes arrebentavam, tendo sido necessária a ajuda da barca de seus sócios, que quase afundava puxando os peixes.

Espantado Pedro teria se prostrado perante Jesus e dito que se afastasse dele porque era um pecador e Jesus encorajou-o, então, a segui-lo, dizendo que o tornaria "pescador de homens".

Jesus o maior pescador de homens teve anunciada sua vinda pelo Arcanjo Gabriel, o Emissário do Senhor, que dá o nome à embarcação que levava os bravos pescadores que enfrentaram o mar revolto e naufragaram, mas certamente não estavam desprotegidos e a esperança permanece pelos que não foram ainda encontrados de estarem bem.

Deus os abençoe e os proteja.



Escrito por andlouro@uol.com.br às 18h07
[] [envie esta mensagem] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]