Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis


 
MEU CADERNO


AOS MESTRES COM CARINHO

Todos os dias publicamos em redes sociais ou lembramos efemérides que povoam o calendário, datas importantes a serem lembradas, comemoradas, como dia do advogado, do médico, do dentista, do frentista, do padeiro, dia do futebol, do rádio, sei lá. Então assistindo este vídeo, lembrei de meus mestres.

Na verdade todo dia é dia de aprender como aquele primeiro dia de aula, a ler, escrever, conhecer um mundo mágico dos contos e depois o mundo real. Cada dia que passa tenho mais firme a certeza da importância desses tios e tias, professores e professoras, orientadores e até do diretores que nos ensinaram sobre o mundo.

Daí vejo notícias ruins numa página de jornal e na outra vejo que nossos educadores lutam por condições dignas de sobrevivência e na outra vejo manifestações em que professores apanham de militares que, um dia foram seus alunos e a borracha canta porque lutam por salários melhores. Essa não pode ser uma sociedade justa, que tolera diferenças e onde reina a paz. Uma sociedade que não valoriza seus educadores, como essa moça do vídeo, Chen Müller, professora em Israel, aluna de educação especial, cujas palavras nos fazem acreditar no ser humano.

Temos um milhão de Chen Müllers espalhadas, muitas delas bem próximas de nós, mas não valorizamos, nossos governos não as valoriza. Então entendemos porque o mundo não está dando muito certo. Entendemos esse mundo em todas suas desigualdades, em toda intolerância, em todo preconceito e num sentimento que nada pode mudar, mas mudar pode ser muito mais fácil do que imaginamos. O dia 15 de outubro deve ser todo dia. Precisamos valorizar nossos professores e entender que tudo começa ou deveria começar na escola que é o lugar de toda criança e pra onde devemos sempre volta e aprender pra errar menos.



Escrito por andlouro@uol.com.br às 14h20
[] [envie esta mensagem] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]